sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Bolo de Chocolate Branco com recheio de Berries

Bolo de Chocolate Branco com recheio de Berries
Massa:
5 ovos
150 g de açucar
150 g de farinha de trigo
75 g de chocolate branco ralado
licor para umedecer (usei Cointreau)
Recheio:
400 g de frutas vermelhas diversas (usei, mirtilo, morango e amoras)
200 g de chantili (usei o da Ecila, muito bom)
Cobertura (ganache de chocolate branco)
300 g de chocolate branco (usei 400)
300 g de creme de leite fresco
4 cls de licor de sua preferência* (usei Cointreau)
Mãos à obra
Untar duas formas redondas de 25cm de raio, com papel manteiga também untado. (É importante para que na hora de desenformar a base fique durinha e sem descascar)
os bolos já assados
os bolos já assados
Bater os ovos e o açúcar na batedeira, até obter um creme esbranquiçado, que caia em piques grossos da pá da batedeira. Peneirar a farinha sob o creme, adicionar o chocolate e misturar tudo com um fouet. Não use a bateteira, para não tirar a textura do creme.
Despejar a massa nas duas formas e assar até que o bolo fique dourado, ou que passe no teste do palito. Se você não tiver duas formas, pode fazer numa de cada vez, sem problema algum, só espere o outro bolo estar pronto e frio para os trabalhos, já que a massa é muito fina.
p1020025
Enquanto o bolo assa, pique os morangos e dê uma ligeira amassada nos demais com um garfo. Faça o chantilly.
Quando os bolos esfriarem, corte-os ao meio com uma faca ou com um ‘garrote’ e começe a montagem. Primeiro, fure cada superfície com um garfo, e pincele com o licor de sua preferência. Usei o Cointreau por ser de frutas. Pincelei todas as 4 superfícies antes de colocar o recheio.
p1020026Divida o recheio em três partes iguais e coloque primeiro o chantilly, depois as frutas, até que a última camada do bolo esteja ok.
Prepare a ganache, de maneira tradicional, e espere esfriar um pouco até começar a cobrir. Dá para ver pela foto que eu ainda tentei cobrir com a ganache ainda morna e com a consistência bem cremosa.
Termine a montagem, deixe o bolo na geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
O resultado final é um bolo de massa super fina, bem molhadinho e de sabores contrastantes: o docinho da massa de chocolate branco, com o azedinho das frutas vermelhas…. Vai com fé, vale a pena o trabalho.
Finalmente, uma foto do bolo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário